
Erasmus+ Portugal – Roménia
Foram dias cheios de aprendizagem, amizade, partilha e interculturalidade. Entre os dias 1 e 11 de março, um grupo de alunos, professores e assistentes operacionais da Escola Básica e Secundária de Sobreira e da Escola Secundária Scoala Gimnazialã Nr. 112, em Bucareste, participaram ativamente num intercâmbio educativo no âmbito do projeto “”My Planet My Home My School My Life”, aprovado pela Agência Nacional Erasmus+ na vertente “Projeto de curto prazo para mobilidade de alunos e pessoal do Ensino Escolar” (Ação Chave KA122). Financiado pela União Europeia, o Programa Erasmus+ promove o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes e profissionais da educação.
O projeto visou promover o intercâmbio, a cooperação, a qualidade e a inovação no Agrupamento de Escolas de Sobreira e abarcou os seguintes objetivos: 1- reforçar as estratégias de inclusão e diversidade e promover a equidade no acesso à aprendizagem, ao conhecimento e ao domínio de competências pessoais e sociais no quadro dos valores democráticos defendidos pela União Europeia; 2- motivar e capacitar os alunos para um melhor conhecimento, apropriação e promoção dos valores e do património natural da sua região; 3- utilizar as metodologias ativas de aprendizagem associadas à abordagem STEAM da educação para promover aprendizagens mais significativas.
Foram selecionados e integram o projeto alunos com menos oportunidades, isto é, alunos cujos historial familiar, contexto socioeconómico ou perfil escolar configuram um quadro de carências, obstáculos ou dificuldades ao seu desenvolvimento pessoal e integração social. Estes critérios de seleção estão alinhados com as prioridades do Programa Erasmus+, das quais se destaca a promoção da inclusão, da igualdade de oportunidades e da diversidade.
Um sentimento de gratidão invadiu todos quantos participaram nesta aventura pedagógica, a todos os níveis enriquecedora. O Diretor da escola que tão amigavelmente nos recebeu publicou: “Juntos, explorámos valores compartilhados, métodos de ensino interativos e a diversidade cultural que nos enriquece a todos. A cada atividade realizada, construímos pontes entre dois mundos, provando que a educação é, verdadeiramente, uma língua universal.
As expetativas, que já eram grandes à partida, foram totalmente superadas, mostrando que a Educação deve ser um investimento forte, pois é capaz de construir pontes e derrubar todas as barreiras entre os país, promovendo a paz, a democracia, o desenvolvimento e a convivência fraternal entre os povos de todo o mundo.