O nosso Agrupamento apresentou, em fevereiro de 2024, uma candidatura ao Programa Erasmus+ 21-27, na vertente “Projeto de curto prazo para mobilidade de alunos e pessoal do Ensino Escolar” (Ação Chave KA122). Financiado pela União Europeia, o Erasmus+ promove o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes e profissionais da educação.
Intitulado “My Planet My Home My School My Life”, o projeto visa promover o intercâmbio, a cooperação, a qualidade e a inovação no Agrupamento de Escolas de Sobreira e tem os seguintes objetivos: 1- reforçar as estratégias de inclusão e diversidade e promover a equidade no acesso à aprendizagem, ao conhecimento e ao domínio de competências pessoais e sociais no quadro dos valores democráticos defendidos pela União Europeia; 2- motivar e capacitar os alunos para um melhor conhecimento, apropriação e promoção dos valores e do património natural da sua região; 3- utilizar as metodologias ativas de aprendizagem associadas à abordagem STEAM da educação para promover aprendizagens mais significativas.
Foram selecionados e integram o projeto dois grupos de alunos com menos oportunidades, isto é, alunos cujos historial familiar, contexto socioeconómico ou perfil escolar configuram um quadro de carências, obstáculos ou dificuldades ao seu desenvolvimento pessoal e integração social. Estes critérios de seleção estão alinhados com as prioridades do Programa Erasmus+, das quais se destaca a promoção da inclusão, da igualdade de oportunidades e da diversidade.
É já no próximo dia 1 de março que o primeiro grupo, constituído por doze alunos e cinco acompanhantes (quatro professores e uma assistente operacional) rumam à capital da Roménia, Bucareste, onde são esperados na Escola Secundária Scoala Gimnazialã Nr. 112. Perspetiva-se uma intensa e gratificante semana de aprendizagem, partilha e interculturalidade entre alunos e professores das duas escolas e dos dois países.